25 anos de Fabio Civitelli em Tex

10 de set. de 2009


"De tempos a tempos pediam-me para fazer testes para outras personagens, fiz para Ken Parker, mas logo depois a série foi suspensa, fiz também um par de páginas de teste para Zagor… tudo experiências que depois não tiveram sequência. Um dia fui à redação levar parte de uma história que ainda não tinha terminado e Sergio Bonelli disse-me: “Porque não me faz algumas páginas de prova para Tex?”. Respondi que nunca tinha trabalhado com o gênero western e que inclusive não o saberia fazer até porque o meu estilo era pouco adaptado, mas Sergio Bonelli insistiu e fiz duas páginas no estilo de Giovanni Ticci e aceitaram-me…"

É desta maneira que Fabio Civitelli, o desenhista Italiano que festeja no corrente ano de 2009 os seus primeiros vinte e cinco anos ligados ao Ranger, conta o início da sua experiência com Tex.

Chegado à Bonelli no longínquo Outono de 1979, Civitelli tinha desenhado seis histórias de Mister No, a última das quais, “Alien” (#107 e #108 da série) com roteiro de Tiziano Sclavi, foi publicada nos meses de Abril e Maio de 1984.

Cerca de um ano depois, em Março de 1985, apareciam nas páginas de Tex as suas primeiras páginas dedicadas ao Ranger, na história intitulada “I due killers” (# 293, #294 e #295) com roteiro de Claudio Nizzi (no Brasil, Tex #199, #201 e #202, “Os dois killers”

De seguida mostramos duas vinhetas com todos os quatro pards, extraídas precisamente dessas duas páginas de prova mostradas ao editor Sergio Bonelli. A semelhança no confronto com Giovanni Ticci é evidente, mas logo na sua primeira história, Civitelli conseguiu produzir um estilo decididamente mais pessoal!



Fonte: http://www.texwillerblog.com/wordpress/ BLOGUE PORTUGUÊS de TEX

Comments

4 Responses to “25 anos de Fabio Civitelli em Tex”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Zeca disse...

Pards, Civitelli não é um desenhador "argetino" como está no post...

Outra coisa, penso que seria de bom tom citar a fonte quando se copia um post, sobretudo neste caso já que o texto nem é originário do blogue do Tex, mas sim do fórum italiano TWF e foi escrito por um pard italiano (Sandro Palmas), conforme se pode ver no local onde foi publicado o texto na nossa língua:

http://texwillerblog.com/wordpress/?p=4629

De resto, parabéns pela divulgação ao nosso Ranger

13 de setembro de 2009 às 07:34
Johnny Campos disse...

Obrigado pela atenção, Zeca. Desculpem os descuidos. Esse puxão de orelha nos dará mais cuidado e nos mostrará o que é certo se fazer nun blog.

13 de setembro de 2009 às 11:36
KIller disse...

Olá Zeca.
A Mensagem foi editada e pedimos desculpas.

João B

13 de setembro de 2009 às 11:39
Zeca disse...

Não é preciso pedir desculpas, até porque ninguém fez nada mal intencionado, somente falei porque o texto não era meu, mas sim de um italiano, já que por mim o importante é a divulgação que todos nós fazemos ao nosso inoxidável Ranger ;-)
Longa vida ao vosso blogue e sobretudo ao nosso Tex

13 de setembro de 2009 às 13:48