Então, que tal uma coleção unindo esses dois pedidos, com Tex em formato italiano e em cores? E, mais ainda, com aventuras na ordem em que foram publicadas originalmente a partir de 1948?
Sim, a partir de setembro de 2009, quando Tex completará 61 anos de vida editorial, as bancas do Brasil serão enriquecidas com essa publicação.
Na Itália, a recente série colorida de Tex nasceu em 2007, de uma iniciativa conjunta de três gigantes editoriais, a Sergio Bonelli Editore e os jornais La Repubblica e L'Espresso, que elaboraram uma coleção para um público estimado em centenas de milhares de texianos - público que faz do personagem uma verdadeira instituição nacional, ao lado da pizza, da "mamma" e da "macchina" (o automóvel).
Em nosso País a publicação nasce por iniciativa da Mythos, com um projeto inicial que prevê 6 edições bimestrais, e cuja continuação dependerá única e exclusivamente da receptividade dos texianos tupiniquins, que são em número muitas vezes menor que os da terra natal do Ranger mais longevo dos quadrinhos, mas que são igualmente apaixonados e fazem a Casa Brasileira de Tex confiar que essa nova ousadia editorial terá um futuro radioso.
Os volumes não terão um formato gigante (26 x 17,5 cm), como na coleção do La Repubblica, e tampouco terão quantidade de páginas variável, como nas primeiras edições da série mensal da Bonelli. No primeiro caso, o preço final seria proibitivo para a grande massa texiana, visto que não há qualquer subsídio externo para a iniciativa, e, no segundo, há a impossibilidade técnica, visto que os cadernos editoriais atuais têm quantidades de páginas padrão, diferente do panorama editorial italiano que se via há cinco décadas, no final dos anos Cinquenta e início dos Sessenta. Aliás, por esse mesmo motivo, desde 1968 a quantidade de páginas do Tex italiano é padronizada.
A estrutura da coleção brasileira valoriza os desenhos originais, agora com o acréscimo das cores, cujas edições terão sempre 240 páginas de HQ e mais matérias interessantes. Tudo colorido e no formato original italiano, com as medidas 21 x 16 cm, o mesmo tamanho que tiveram os primeiros volumes da série brasileira "Tex e os Aventureiros", publicada em 2005.
Os primeiros 6 volumes publicarão na íntegra e em sequência as aventuras das edições originais 1 a 9. E depois... bem, que Manitu lance bons fluidos para que possamos ter mais.
Fórum TexBR:
Debata o assunto em nosso Fórum, clicando aqui.
Saiba mais:
Anúncio oficial da Mythos para o lançamento de Tex em Cores
Créditos:
Texto de Júlio Schneider, membro da Equipe TexBR e tradutor da Mythos Editora
Fórum Texbr www.texbr.com/forum Portal Texbr www.texbr.com Participe!
Comments
No response to “Agora no Brasil: Tex em formato italiano e em cores”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)
Postar um comentário